Pascal na Mecânica
pascal na mecânica
Cascavel-PR
2014
sumário
1 Biografia 3
2 Princípio de Pascal 5
3 Pascal unidade de medida 6
4 referências 7
1 Biografia
Blaise Pascal nasceu em Clermont-Ferrand, Puy-de-Dôme, França em 19 de Junho de 1623 e morreu em Paris a 19 de Agosto de 1662.
A mãe de Pascal morreu quando ele tinha apenas três anos. Em 1631 seu pai, Étienne, deixou o cargo de juiz e mudou-se para Paris com os filhos Gilberte, Blaise e Jacqueline. Pascal nunca foi à escola ou à universidade. Foi educado pelo pai que além de trabalhar para o governo na cobrança de impostos, era um homem de grande cultura, um matemático que teve o bom gosto de preferir que o filho se dedicasse primeiro ao estudo das línguas clássicas. Os ensinamentos ministrados pelo pai e as idéias colhidas nas reuniões da Academia de Ciências, levaram Pascal a editar, em 1640, com apenas dezesseis anos, a obra ‘’Essai sur les coniques’’. Aí formulou um dos teoremas básicos da geometria projetiva conhecido, desde então, como o Teorema de Pascal
Com dezenove anos, inventou, para facilitar o trabalho do pai, a primeira máquina de calcular. Composta de engrenagens, mostradores e pequenas alavancas, a Pascalina permitia efetuar somas e subtrações. Nos anos seguintes, construiu e vendeu perto de quarenta máquinas. A curiosidade de Pascal levou-o também a estudar o comportamento dos fluídos. Assim, com vinte e quatro anos de idade, voltou-se para a física, centrando toda a sua atenção no estudo da pressão distribuída no interior dos fluídos em repouso.
Foi ele quem descobriu que a pressão age perpendicularmente às superfícies que limitam o vaso em que o liquido está contido e se transmite a todos os pontos do líquido, aumentando progressivamente com a profundidade.
Ao aplicar as suas conclusões às idéias de Torricelli (1608 – 1647) a respeito da atmosfera, Pascal concluiu que, à medida que nos