PAS unidade 1 Antropologia 2015 2
Curso: Direito
Disciplina: Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
Docente: Marilene Batista Da Cruz Nascimento
Atividade: Produção da Aprendizagem Significativa (PAS)
Produto: Texto Dissertativo – I Unidade
Estudante: Matheus Almeida Santos
Este texto trata sobre o impacto da aprovação do casamento gay nos EUA, um marco na história do país de maior economia mundial e de grande influência cultural em toda civilização ocidental que gerou repercussão mundial tanto na mídia quanto nas redes sociais.
O facebook disponibilizou uma atualização na foto de perfil da rede social na qual a mesma seria colorida com as cores do arco-íris – cores que representam a bandeira LGBT – houve grande adesão por parte dos usuários. O etnocentrismo presente na cultura da civilização ocidental é marcante e por esse motivo o fato do casamento gay ser legalizado no país de maior economia do mundo ultrapassa o fato abordado em questão e quebra paradigmas de uma sociedade de cultura heteronormativa. A sexualidade do indivíduo é um aspecto de caráter biológico, mas seu gênero é fruto da cultura do indivíduo, logo a discriminação se torna um paradoxo, pois o direito deve ser equitativo aos indivíduos, independentemente de seu modo de pensar ou viver.
A religião que em seus diversos tipos de crença possui posição fixa com relação ao comportamento humano, muitas vezes, está de encontro com os pensamentos contemporâneos de diversidade familiar e identidade de gênero, porém a sociedade é formada por indivíduos com diferentes crenças e todas devem ser respeitadas, visto que os direitos individuais devem ser respeitados e no caso das minorias devem ser conquistados.
A alteridade, ver os fatos por diferentes óticas, é um dos primeiros passos para a quebra de preconceitos, aos poucos a cultura mostra sua fluidez e a cada dia a sociedade se adapta e compreende o dinamismo presente dentro da própria sociedade. A legalização do casamento gay nos EUA é mais um