pas aventuras de pi
Autor: Yann Martel
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520933107
Páginas: 371
Comprar: Aqui!
Minha Opinião:
O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.
Esse é o resumo do livro que desde o lançamento do seu filme vem sido bastante comentado pelas pessoas em geral. Pensei que já no começo do livro iria encontrar “As Aventuras de Pi”, porém nas cem primeiras páginas me deparei com algo que pode ser considerado quase como a biografia de Pi (ou parte dela). Isso porque nessas páginas o autor Yann Martel conta onde Pi nasceu, qual a origem do seu nome, como ele recebeu o apelido de Pi, como era a vida dele no zoológico do pai, como foi seu contato com várias religiões e até mesmo algumas explicações sobre os animais que viviam no zoológico. Enfim, o que eu posso dizer é que não seria tão cansativo ler tudo isso se não tivesse tantas informações redundantes.
Na verdade o nome original do livro é “Life of Pi”, ou seja, A Vida de Pi e acho que essa é a melhor maneira de definir o livro porque a história tem muitas informações além da aventura de Pi.
Fora esse ponto negativo o livro cumpre com o que é promete, uma história que vai te fazer “acreditar em Deus”. Toda a obra é cheia de simbolismos, o tipo de leitura que necessita que o leitor entenda as entrelinhas.
Se o início é repetitivo o final é surpreendente e te faz acreditar no extraordinário, mas confesso que imaginei um final bem diferente. Os personagens foram bem construídos e Pi e seu “companheiro” durante o naufrágio Richard Parker pouco a pouco cativam o