Parágrafo
1. Leia o parágrafo a seguir e escolha a alternativa que contém a afirmação correta a seu respeito.
Milhares de judeus, ciganos e outras minorias seriam mortos pelo nazismo, mas não na escala industrial do Holocausto. Sem ele, não teríamos tanta consciência sobre os direitos humanos. Ideias como racismo e totalitarismo não teriam sido tão desacreditadas. E a democracia seria bem menor: não estaria em 123 dos 203 países do mundo.
(Revista Superinteressante. ed. 267. Julho/2009) a. O parágrafo apresenta o tópico frasal por meio de uma declaração inicial e o desenvolvimento por motivo/explicação. b. O parágrafo apresenta o tópico frasal por meio de uma declaração inicial e o desenvolvimento por meio de uma exemplificação. c. O parágrafo apresenta o tópico frasal por meio de uma alusão histórica e o desenvolvimento por meio de uma exemplificação. d. O parágrafo apresenta o tópico frasal por meio de uma definição e o desenvolvimento por motivo/explicação. e. O parágrafo apresenta o tópico frasal por definição e o desenvolvimento por meio de uma exemplificação.
0,1 pontos
Pergunta 2
1. Observe o parágrafo a seguir e assinale a alternativa que corresponde ao tópico frasal.
E se a Segunda Guerra Mundial não tivesse acontecido? Isso poderia mudar a sua vida mais do que parece. Vamos nos concentrar só no que poderia acontecer com o nosso país. Para começar, o Brasil e a Argentina poderiam ter se unido em torno de uma paixão em comum: o fascismo. O coronel argentino Juan Domingo Perón estenderia o tapete vermelho aos nazistas logo após tomar o poder, em 1943. Já o presidente Getúlio Vargas se aproximaria da Alemanha, embora sem aceitar sua tutela. No caso do Brasil seria namoro, não casamento. Bom, pelo menos no início. Mas, tão logo o nazismo fincasse o pé em Buenos Aires, a Alemanha tentaria laçar o Brasil por meio de acordos econômicos, cooperação militar, programas culturais e agentes infiltrados em sindicatos. A operação