Parvovirose canina
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
ALLAN CHRISTIAN PEREIRA FURLAN
PARVOVIROSE CANINA
CACOAL
2012
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL – FACIMED
BACHARELADO EM MEDICINA VETERINÁRIA
ALLAN CHRISTIAN PEREIRA FURLAN
PARVOVIROSE CANINA
Trabalho apresentado à Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – FACIMED, para a disciplina de Prática Educativa do curso de Medicina Veterinária, para obtenção parcial de nota, sob a coordenação da profª. Amanda.
CACOAL
2012
INTRODUÇÃO
A parvovirose é doença infecto-contagiosa causada por vírus da família Parvoviridae e é uma das principais doenças que acomete cães. Devido à sua rápida evolução, necessita de um tratamento intensivo para tentar salvar a vida do animal.
PARVOVIROSE CANINA
A parvovirose é uma doença grave que acomete principalmente os cães jovens, em função de os adultos serem mais resistentes pela imunidade naturalmente adquirida. Possui duas formas: a forma entérica, mais freqüentemente reconhecida por ter sinais evidentes e a forma miocárdica, geralmente diagnosticada no post-mortem, pois a maioria dos animais morre subitamente sem mostrar sinais clínicos.
A transmissão se dá por via oro-fecal e a doença se manifesta principalmente no aparelho digestivo, provocando febre, vômitos, diarréia sanguinolenta, desidratação intensa, depressão, além de o animal se tornar sonolento e sem apetite. Alguns animais apresentam também tosse e secreção ocular mucopurulenta.
Os intestinos se apresentam, com a evolução da doença, fortemente inflamados, principalmente a mucosa, com manchas hemorrágicas em quase toda a sua extensão.
Além das inflamações dos intestinos, principalmente as porções delgadas, ocorre também inflamação dos anexos do fígado, o que impede a chegada da bile na luz intestinal, fazendo com que as fezes adquiram aspecto esbranquiçado ou cinzento. A doença começa repentinamente, e sem tratamento o animal pode vir à