Partida Estrela
A historia desse motor iniciou-se com Felix Wankel Ele ainda estava com 17 anos quando teve a idéia do motor rotativo, “meio turbina, meio reciprocante”. Mais foi só em 1951, quando ele era encarregado do Departamento de Pesquisas Técnicas em Lindau, que se juntou com os engenheiros da NSU para estudar os problemas da vedação de espaços irregulares. Esses estudos resultaram na descoberta de que um motor mais ou menos triangular com lados convexos ,girando em uma câmara que tivesse, aproximadamente, a forma de um oito, que poderia desenvolver um verdadeiro ciclo de quatro tempos. A primeira vez que aplicaram esse estudo foi na forma de um compressor para o motor NSU de 50cc, com dois tempos, esse compressor fez com que esse pequeno motor atingisse 260HP/litro dando a esse carro uma velocidade de 160 km/hr.
Através desses princípios Wankel fez um acordo com a companhia norte-americana Curtiss-Wright (1958) para que fabricassem um grande motor, era importante que esse motor funcionasse de um modo suave e silencioso, isso aconteceria devido à simplicidade de seu motor e a um número reduzido de peças, comparado com os motores a pistão.
Em 1963, após12 anos de ajustes e melhoras, esse motor tomou uma forma definitiva sendo adaptado a um pequeno NSU Spider de dois lugares, surgindo então o primeiro automóvel de produção movido por um motor rotativo Wankel, que foi apresentado no Salão do Automóvel em Frankfurt, no outono de 1963.
Em 1964, a Mazda assinou um contrato obtendo a licença para produzir o motor Wankel e em 1967 foi iniciada a produção em série ,a partir desse momento, a Mazda começou a utilizar o motor nos modelos fabricados em série, como o R-100, o RX-2, o RX-3, o RX-4 e o RX-5.
Motor Wankel
É um tipo de motor de combustão interna, que tem uma câmara cujo formato interno se aproxima da forma de um oito, dentro dela tem um roto rcom formato semelhante ao de um triângulo com laterais abauladas ,ao em vez de pistões,. O rotor possui três faces