Partida estrela triangulo
A Partida estrela-triângulo é um método de partida de motores elétricos trifásicos, no qual utiliza uma chave de mesmo nome. Esta chave, que pode ser manual ou automática, é interligada aos enrolamentos do motor, que devem estar desmembrados em 6 terminais.
O motor parte em configuração estrela, aonde cada enrolamento receberá a uma tensão mais baixa (fase-neutra). Após o motor vencer a sua inércia, a chave é atuada, convertendo a configuração para triângulo, aumentando a tensão nos enrolamentos (fase-fase). Logo, para um sistema trifásico 220/ 380 V, cada enrolamento do motor inicia com 220 V e termina a partida em 380 V, no qual será sua tensão nominal.
Através desta manobra o motor realizará uma partida mais suave, reduzindo sua corrente de partida em aproximadamente 1/3 da que seria se acionado em partida direta.
O uso de Partida Estrela-triângulo não pode ser usado em qualquer situação. Na verdade o sistema exige que o motor tenha disponível pelo menos seis terminais e que a tensão nominal (tensão da concessionária) seja igual à tensão de triângulo do motor como mostra a tabela abaixo:
Relação entre tensões da rede e do motor que permitem a ligação estrela-triangulo
Motor
Rede de Alimentação
Ligação
220/380 V 220 Volts
Δ - Y
380/660 V
380 Volts
Δ - Y
440/760 V
440 Volts
Δ - Y
Um ponto importantíssimo em relação a este tipo de partida de motor elétrico trifásico, é que o fechamento para triângulo só deverá ser feito quando o motor atingir pelos menos noventa por cento da RPM nominal deste. Logo, o ajuste de tempo de mudança estrela-triângulo deverá estar baseado neste fato. A mudança da configuração para triângulo sem que o motor tenha atingido este percentual de rotação provocaria pico de corrente praticamente igual ao que teria se usasse partida direta. Se o motor em questão não preenche este quesito por conta da carga instalada, é conveniente que seja usado outro tipo de partida como: Chave