Parte Experimental
Procedimento 1: Em um tubo de ensaio colocamos 0,5g de KCl3 medidos na balança e acrescentamos uma pequena quantidade de MnO2. Aquecemos e quando começou a liberar gás, jogamos um palito de fosforo em brasa. Depois de esfriar, adicionamos 5,0 ml de agua destilada. Depois de decantar, adicionamos duas gotas de solução de AgNO3 (0,5 mol.L-1) à solução límpida, transparente e incolor presente no tubo.
Procedimento 2: Seguramos uma fita de magnésio cinza e maleável e a colocamos sobre a chama de um bico de Bunsen. Com o início da reação, afastamos a fita do bico e a colocamos sob um vidro de relógio, para recolhermos o pó formado. Adicionamos água e fenolftaleína ao pó formado.
Procedimento 3: Em um béquer com água, foi adicionado 5 gotas da solução alcoólica de fenolftaleína. Dentro do béquer colocamos um tubo de vidro resistente parcialmente imerso. No interior do tubo, foi colocado um pequeno fragmento de sódio. Durante a reação, jogamos um palito de fósforo em chamas dentro do tubo.
Procedimento 5: Em dois tubos de ensaio numerados, colocamos 1ml de CuSO4. No primeiro tubo adicionamos gota a gota uma solução de NH4OH (0,5 mol.L-1). A seguir, adicionamos uma maior quantidade da mesma solução até haver uma nova transformação. No segundo tubo, adicionamos, gota a gota uma solução de NaOH (1,0 mol.L-1).
Procedimento 6: Em um tubo de ensaio, colocamos 2ml de água destilada e adicionamos 3 gotas de fenolftaleína e 5 gotas de HCl (1,0 mol.L-1). Agitamos o tubo e adicionamos gota a gota uma solução de NaOH (1,0