PARTE ESCRITA VIGOREXIA
1615 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAISUNIDADE IBIRITÉ
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
VOGOREXIA
BIANCA KELLE FERREIRA FERNANDES
MARIA EDUARDA CÁRDENAS
THÚLYO OLÍVIO DE OLIVEIRA MELO
IBIRITÉ
2015
BIANCA KELLE FERREIRA FERNANDES
MARIA EDUARDA CÁRDENAS
THÚLYO OLÍVIO DE OLIVEIRA MELO
VIGOREXIA
Trabalho elaborado para a disciplina de Psicologia da Educação, orientado pela professora Camila Bicalho, realizado pelos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física, com objetivo de obtenção de nota.
IBIRITÉ
2015
INTRODUÇÃO
Durante muito tempo têm-se a percepção de que a preocupação excessiva com a imagem corporal estava presente apenas no sexo feminino, tratando-se assim na Bulimia e da Anorexia. Porém estudos recentes têm levantado questionamentos a essas preocupações presentes também no sexo masculino, sendo inicialmente denominados de anorexia nervosa reversa, e posteriormente recebendo o nome de Vigorexia.
A vigorexia é um tipo de transtorno dismórfico corporal que o indivíduo potencializa os defeitos estéticos que possui ou que imagina possuir, isso parece como uma tortura e para eles aparentemente é repugnante. Segundo RODRIGUES, ARAÚJO & ALENCAR (2008) acomete indivíduos de ambos os gêneros, embora seja muito mais prevalente no gênero masculino. Para FAIRBURN, 1994:
[...] tem por característica principal alterações na percepção da autoimagem, preocupações irracionais de possíveis imperfeições na aparência, de modo acentuadamente excessivo e desproporcional à realidade, gerando importantes prejuízos no funcionamento pessoal, familiar, social e profissional.
Nesse transtorno têm-se uma distorção da imagem corporal, que para PETROSKI, PELEGRINI & GLANER (2012) imagem corporal pode ser conceituada como uma construção multidimensional, que representa como os indivíduos pensam, sentem e se comportam a respeito de seus atributos físicos, e esta distorção acaba gerando uma insatisfação com o corpo e idealização de um corpo perfeito.