Parte An Lise De Cen Rios
Cenário Político / Econômico:
O Cenário econômico brasileiro é moldado principalmente pela sua taxa da infração, isto é, o parâmetro que determinará a taxa de juros. O Brasil desde 1999 impôs um limite para a inflação em 4%, contudo existe uma tolerância de 2% para mais ou para menos. Hoje a inflação brasileira ultrapassou esse teto e está em 6,5% o que significa que o Brasil está em crescimento, porém não possuí infraestrutura e nem mão-de-obra suficiente para suportar tal desenvolvimento. Já a taxa de juros que é responsável por barrar o aumento da inflação está em um índice baixíssimo em relação aos anos anteriores, mas a tendência é que ela aumente para frear a inflação, ou seja, com o isso o nível de crescimento também será paralisado, pois o consumo irá diminuir devido à limitação de acesso ao crédito.
A taxa cambial é responsável por determinar a competitividade da balança comercial brasileira, rivalizando entre as importações e exportações. Atualmente o Brasil vive um período deficitário, ou seja, o nível de importação é maior que o nível de exportação. Além disso, o câmbio é o alicerce que define a força da moeda, ele é fundamental para estipular o preço da moeda, o que gera consequência no índice de consumo e de dinheiro entrando e saindo do território.
Em relação à produção e a taxa de desemprego podemos dizer que essas duas variáveis estão unidas, e que uma afeta diretamente a outra. Quando a produção está no nível alto o resultado é crescimento econômico, como consequência maior será o indicador de consumo e o aumento de postos de trabalho. No presente a produção brasileira vem sofrendo demasiadamente e progredindo apenas a 0,5% ao ano, o que é resultado de pouco investimento empresarial e público, por exemplo, o Brasil investe em 25%, enquanto outros países em desenvolvimento investem 40%. Já o índice de desemprego está em 6,5% o que pode ser considerado um índice intermediário, um fator positivo