Parque Vassununga
Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas
Curso de Engenharia Ambiental
Visita técnica ao Parque Estadual Vassununga
André Favaro - 201210481 Gabriel Moura- 201210409 Rafael Velozo de Oliveira-201210510 Lucas Negrini - 2012
Disciplina Ecossistema Professora: Ana Paula
Abril de 2014
1.Introdução: O Parque
O Parque do Vassununga, situado em Santa Rita do Passa Quatro que dista 245 km da cidade de São Paulo (figura 1), é uma área de grande destaque ecológico, por representar um dos últimos remanescentes de vegetação natural outrora existentes na região, um relicário de fauna e flora. Abriga a maior concentração de indivíduos de espécies Jequitibá-rosa, incluindo o maior exemplar paulista acessível a visitação pública. O Bioma presente no local é de Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado.
(figura 1: Parque Vassununga e sua localização no mapa)
A necessidade da preservação das belas florestas de Jequitibás rosas assim como dos animais silvestres presentes no local, fez com que no dia 26 de outubro de 1970 o Governo do Estado de São Paulo criasse esse parque, sendo que este atualmente não só é aberto para visitação como também é responsável por realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação, recreação, dentre outros.
(Figura 2: Local de recepção para visitação ao Parque Vassununga).
O Parque Apresenta uma área em torno de 2.071,42 hectares e é dividido em seis glebas independentes: uma de cerrado, denominada Pé de Gigante (figura 3) e outras cinco cobertas por vegetação típica da Mata Atlântica, denominadas Capão da Várzea, Capetinga Oeste, Praxedes, Maravilha, e Capetinga Leste. Vale