Parque municipal
Justificativa para criação de Parque Natural Municipal, em Governador Valadares
O município de Governador Valadares encontra-se nos domínios do bioma Mata Atlântica e teve como base histórica de sua ocupação e economia, o uso intensivo de práticas extrativistas, notadamente através da retirada indiscriminada da vegetação nativa, a expulsão da fauna e a exploração descontrolado dos recursos naturais, levando a perda de biodiversidade e a continua degradação dos recursos naturais. Desta forma, segundo dados do IBGE de 2005, o município apresenta apenas 6,47% da sua cobertura vegetal original.
A área está inserida no perímetro urbano do município de Governador Valadares, à margem direita do Rio Doce, entre o rio e a face norte do Pico da Ibituruna, confrontando-se com o chacreamento próximo ao Morro do Urubu e a estrada para o distrito de Derribadinha. As coordenadas geográficas do ponto central da área são: latitude 18º51’59”, longitude 41º56’03” e 160m de altitude. Integra a bacia hidrográfica do Rio Doce e está totalmente inserida no Domínio da Floresta Atlântica, mais precisamente apresentando formação fisionômica de Floresta Estacional Semidecidual.
São observadas no local, porções de mata bem preservadas com representatividade de espécies vegetais nativas em fragmentos nas margens do rio Doce e nas regiões de encostas com menor acessibilidade, em estágios de sucessão secundários, o que garante também a presença de espécies da fauna nativa.
A proposição da Prefeitura Municipal de Governador Valadares em transformar a área em Parque Natural Municipal, nos termos estabelecidos pelo SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº9985/2000), vem compatibilizar conservação ecológica através da ampliação da área protegida, recuperação de área degradada, pesquisa ecológica e criação de espaço para recreação em contato com a natureza, turismo ecológico e educação ambiental.
A proximidade do futuro parque natural municipal com o