parque da ilha do campeche
Junho de 2013
Município de realização do projeto:
Florianópolis
Apresentação:
A ilha do Campeche esta situada na porção sudeste da ilha de Florianópolis e apresenta uma amostra representativa do Bioma Mata Atlântica, bem como do patrimônio arqueológico e natural catarinense. É de significativa importância para a comunidade local, servindo de entreposto da pesca artesanal e atrativo turístico a complementação de renda de pescadores que realizam o transporte de visitantes durante a alta temporada turística na ilha de Santa Catarina.
Objetivo:
Esta proposta tem como objetivo geral a estruturação da visitação da ilha do Campeche, transformando a mesma em um excelente atrativo turístico para quem visita a região.
Para isso foram listadas quatro prioridades:
1) Via publica – legalizar a rota da armação para ilha, ou seja, mapear a rota, para isso é necessário descobrir as exigências e requisitos legais.
2) Estruturação da APAAP´S (associação dos pescadores artesanais da armação do pântano do sul) – onde precisa ser criado a personalização jurídica, criando uma cooperativa como é a da Barra da Lagoa. Alem disso, é necessário fazer a classificação, catalogação e recuperação das embarcações, adequando as mesmas para o trajeto proposto.
3) Estruturação da visitação turística – revitalizar o trapiche da praia da Armação, construir um trapiche flutuante na ilha do Campeche, assim como um posto de recepção aos turistas e estruturar as trilhas existentes colocando a sinalização necessária.
O cadastro, qualificação e alocação dos monitores culturais e condutores ambientais que já trabalham no local também é necessário, assim como controlar a capacidade de carga (800 pessoas por dia).
Definição de roteiros turísticos dentro da ilha.
4) Cobrança – para ilha se tornar autossustentável seria cobrado um ingresso(preço publico).
Publico alvo: