eta lagoa do peri
A Estação de Tratamento de Água da Lagoa do Peri foi inaugurada no ano de 2001 e desde então é responsável pelo abastecimento de água da costa leste/sul, atendendo aos seguintes distritos: Barra da Lagoa, Lagoa da Conceição, Campeche, Morro das Pedras, Armação e Ribeirão da Ilha. Localiza-se no Parque Municipal da Lagoa do Peri e é de responsabilidade da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).
A produção da estação varia de acordo com a demanda necessária, que é de 178 L/s em média na baixa temporada, quando atende até 102.000 habitantes, e em média 197 L/s na alta temporada, quando passa a atender cerca de 113.000 habitantes.
No processo de tratamento a água bruta passa pelo gradeamento e segue por gravidade até a Estação de Recalque de Água Bruta, de onde é bombeada até a estação em média 200 L/s.
No tratamento a água passa primeiramente pelo processo de coagulação, no qual é introduzido o Cloreto de Polialumínio (PAC) para aglutinar as partículas.
Em seguida a água segue para os filtros onde os flocos formados na coagulação são retidos. A ETA possui cinco filtros descendentes, sendo que todos são limpos por retrolavagem uma vez ao dia e escolhe-se dois para serem lavados duas vezes. O lodo gerado é desidratado utilizando-se bags e encaminhado ao aterro sanitário.
Após a filtração, a água é desinfetada com o Cloro e adiciona-se o Flúor, finalizando o seu tratamento. Depois a água é bombeada para os reservatórios localizados na Região da Costa Leste Sul, para ser distribuída à população.
A estação possui também um laboratório onde são realizados os testes mais simples, incluindo o jartest. Os demais são realizados pelo laboratório da Estação de Tratamento do Morro dos Quadros. A ETA possui apenas cinco funcionários que se revezam em turnos de 12x48 horas.