Parecer social
O Projeto de Extensão “Prevenção da violência contra crianças e adolescentes no Município de Quixeramobim” se propõe a trabalhar com os profissionais que atuam junto às famílias, crianças e adolescentes; aos pais e/ou responsáveis, tendo como proposta central reconhecer a violência contra crianças e adolescentes no Município de Quixeramobim, buscando capacitar multiplicadores sociais para identificar e intervir na problemática, numa perspectiva de trabalho em rede, fortalecendo o atendimento integral a estes sujeitos na realidade local.
Pretende-se desenvolver projetos de intervenção segundo as demandas apresentadas nas realidades abordadas. As ações a serem desenvolvidas buscam a viabilizar a capacidade dos próprios sujeitos de modificar sua realidade e, também, de afirmar o trabalho em rede, incentivando a construção de uma cultura de valorização da infância e da adolescência e o fortalecimento do papel dos profissionais e da sociedade no combate à violência.
Conforme dados de serviços especializados, relatam que geralmente os casos de violência contra crianças e adolescentes, são cometidos por pais, familiares, ou pessoas bem próximas e vem aumentando de forma desenfreada por falta de esclarecimentos ou medo, na maioria dos casos ficam no anonimato, configurando uma violação de direito sendo contrários os que regem a CCF 88 no Art. 227.
“É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”
2. JUSTIFICATIVA
A violência revela-se, atualmente, como um fenômeno que se dissemina no meio social, em suas variadas formas, atingindo um número expressivo de pessoas, sem distinção de sexo,