Parecer social - cadeira de rodas
O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS BTN III na busca pela viabilização dos direitos sociais das famílias que se encontram em extrema situação de risco e vulnerabilidade social bem como a prevenção e o acompanhamento às famílias que estejam nas situações supracitadas, atendem a comunidade de modo a referenciá-las, no intuito da ascensão social do cidadão Paulo Afonsino, especialmente, dos moradores da comunidade os quais a instituição abrange.
Neste sentido, o presente relatório vem tratar do acompanhamento em domicílio direcionado à família da Sra. Anália Maria da Silva (78 anos), residente na Rua José de Anchieta, Nº 313 - BTN III, com seu filho adotivo o Srº André Paulino Serafim (23 anos) e seu conjugue o Srº Paulino Luis Serafim (99 anos).
Para tanto, após a realização de uma visita domiciliar solicitada para inserção e acompanhamento através da DEAM, devido ao fato da Srª Anália Maria da Silva estar supostamente sendo vítima de maus tratos por parte do seu filho adotivo o Srº André Paulino Serafim, foram detectados diversos problemas que partem para além da denúncia supracitada.
Atualmente, o Srº Paulino Luis Serafim, encontra-se acamado há exatamente dois anos, residindo numa situação de extrema precariedade socioeconômica, junto à sua esposa e seu filho adotivo, onde os mesmos dependem unicamente do Benefício de Prestação Continuada - BPC do idoso já mencionado.
Deste modo, cabe ressaltar que a Srª Anália Maria da Silva sofre de diabetes, osteoporose e problemas de pressão arterial, levando então à necessidade de obter medicamentos específicos que muitas vezes não se encontram disponíveis nos postos de saúde referenciados pela localidade onde a mesma reside. Logo, o fato primordial deste relatório é solicitar uma cadeira de rodas para o Srº Paulino Luis Serafim, que como já foi dito anteriormente, não tem meio algum para se locomover, levando em conta que sua esposa também se encontra em uma idade avançada