PARECER JUR DICO ABANDONO DE EMPREGO CORRIGIDO 1
991 palavras
4 páginas
Parecer nº ____/2015 Teresina, 20 de fevereiro de 2015Assunto: Abandono de emprego.
Servidor Público. Lei 8.112/90. Artigos 138. Abandono de Emprego. Conduta do Servidor Público. Prazos da Administração Pública em Sindicâncias e Processos Administrativos Disciplinares.
I - RESUMO:
Trata-se, o presente, de parecer jurídico acerca dos artigos 138 da lei 8.112/90, suas implicações para o Servidor Público, e a forma que este deve proceder para a aplicação das sanções previstas em ambos os dispositivos.
Trata-se, ainda, de esclarecimento acerca do proceder da Administração Pública quando da análise de Defesa Prévia e atos praticados por servidor quando de pedido de esclarecimentos em procedimento administrativo disciplinar ou sindicância de iniciativa daquela.
II – DO PARECER:
II.1 – Dos dispositivos de lei e da sanção aplicável
Inicialmente, faz-se necessário apresentar e esclarecer do que se trata o dispositivo de lei acima citado. O artigo 138 da lei 8.112/90 se encontra disposto da seguinte forma:
“Art. 138 – Configura abandono de cargo a ausência intencional do servidor ao serviço por mais de trinta dias consecutivos.”
Assim, conforme cristalino na citação acima, o abandono de cargo é decorrente da ausência ao trabalho, de forma intencional, pelo servidor por mais de trinta dias consecutivos. Saliente-se que, além da comprovação das faltas, a Administração Pública, para poder aplicar a sanção de demissão, prevista no artigo 132 da mesma lei, deve comprovar a intenção do servidor em abandonar o seu cargo.
Tal comprovação será feita mediante um processo administrativo disciplinar, com direito às garantias da ampla defesa e do contraditório (previsão do artigo 140 da lei 8.112/90).
Assim, nos dizeres de Reinaldo Moreira Bruno:
“Essa ausência deve ser apurada e restar amplamente demonstrado o ânimo do agente em deixar de comparecer ao trabalho, e, ainda, que as ausências não