Parasitologia
DOENÇAS PARASITÁRIAS
Nomes: Rosemary de Sousa RA: 1054041793 Selma Tavares Pinheiro RA: 1053009744 Turma: 5° AN Prof.: Laércia Axhcar
BRASÍLIA
2012
Schistosoma Mansoni * O Schistosoma é um gênero dos Platelmintos e é responsável pela esquistossomose. * Também conhecido como barriga d’água (ascite), doença do caramujo ou xistose. * Hospedeiro definitivo é o homem, roedores silvestres e gado. * Hospedeiro Intermediário é o caramujo do Gênero Biomphalaria. * Período de incubação é de duas semanas até dois meses.
Transmissão:
Ocorre pela penetração das cercarias (Forma infectante) encontradas em água doce e pouco agitadas onde existem os caramujos transmissores.
As formas evolutivas são o Ovo com Miracídios, Esporocistos, Cercárias, Esquistossômulo e Verme adulto macho e fêmea.
Ciclo de Vida Heteroxênico:
* Através da defecação em rios de água parada os ovos são liberados em forma de miracídios. * Miracídios penetrando em seu hospedeiro intermediário, o caramujo, onde se desenvolverá em esporocistos primários e depois em secundários, sendo que no terceiro estágio, libera-os em forma de cercaria (larva na sua forma altamente infectante) após 30 dias. * As cercárias procura o hospedeiro definitivo (o homem em um período de 1 a 3 dias na água); * Encontrando o homem, penetram pela pele, caem na circulação sanguínea e/ou linfática e após 30 dias vão se alojar nos vasos mesentéricos; * No hospedeiro definitivo, ocorre diferenciação dos sexos, sendo que a fêmea de maior tamanho e mais fina vai se alojar no canal ginecóforo do macho para, então, iniciar a postura na submucosa do intestino; * Os ovos atravessam a parede do intestino (por via mecânica e auxiliados por enzimas proteolíticas) e caem na luz intestinal, onde são misturados nas fezes e saem para o ambiente.
Diagnóstico Laboratorial:
* Exame parasitológico de fezes * Biopsia retal: 80 %