Parasitologia
INSTITUTO DE BIOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
PHTHIRAPTERA
Verônica Porto Gayer.
Abril, 2014.
INTRODUÇÃO
A Ordem Phthiraptera engloba atualmente, como subordem, as antigas Ordens Mallophaga a Anoplura.
Na subordem Mallophaga encontra-se insetos com menos de 1 cm de comprimento, conhecidos como “piolhos mastigadores”; corpo deprimido; cabeça grande, livre; olhos rudimentares ou ausentes; sem ocelos; antenas clavadas, escondidas, com 4 segmentos na divisão Amblycera, e cilíndrica, bem visíveis, com 3 a 5 segmentos na divisão Ischnonocera; aparelho bucal mastigador.
Esses insetos são ápteros; possuem pernas ambulatórias ou escansoriais; tarsos dímeros ou monômeros; abdome com 9, 8 ou 7 segmentos, podendo os dois primeiros serem fundidos; fêmeas desprovidas de ovipositor.
A reprodução dá-se por via sexual e os ovos são colocados nos locais onde habitualmente encontram-se os piolhos.
O desenvolvimento processa-se através de apometabolia ou pseudoametabolia, adquirida devido ao seu parasitismo, e tanto as formas jovens como as adultas são ectoparasitos de aves e mamíferos.
O animal atacado por estes insetos sofre irritação na pele; com isso coça-se muito, podendo até causar feridas.
A grande importância dos piolhos mastigadores está relacionado as aves, principalmente com as galinhas. Estas quando infectadas por estes insetos ficam inquietas, alimentando-se mal e com perda de peso e também baixam consideravelmente a produção de ovos.
Além de danos como estes, que são diretos, os malófagos podem servir de hospedeiros intermediários para Dipyliolium caninum, que infesta cães, gatos e ocasionalmente o homem.
Apesar de atacarem vários mamíferos, os malófagos não infestam o homem.
À subordem Anoplura pertencem os insetos denominados piolhos, sugadores de mamíferos; são