parasitologia
1) Para auxiliar no diagnóstico da toxoplasmose, podemos realizar o Teste de Avidez. Assinale a alternativa correta em relação a este teste.
a) este~ç teste é utilizado no recém-nascido para verificar a quanto tempo, os anticorpos IgM foram produzidos
b) este teste é utilizado sempre que uma paciente gestante apresente anticorpos IgG e IgM positivos, para determinar se a infecção aguda da patologia em questão ocorreu recentemente ou se foi há mais de 3 a 4 meses
c) este teste substitui a pesquisa de anticorpos IgM e IgG, para a toxoplasmose
d) um este de alta avidez, excluí o diagnóstico de toxoplasmose.
2) As leishmanioses são infecções parasitárias que ocorrem em inúmeras espécies animais, incluindo o homem, sendo causadas por protozoários do gênero Leishmania. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo. 1. A anfotericina B é uma droga alternativa, utilizada em alguns países para tratamento da leishmaniose. Sua ação é sobre o colesterol de membranas do protozoário, alterando permeabilidade celular e favorecendo o influxo de íons para dentro do citoplasma.
2. A leishmaniose cutânea difusa, causada por L (L.) amazonensis, é uma forma anérgica rara da LTA no novo mundo, com formação de nódulos, pápulas e tubérculos e, raramente, úlceras.
3. O diagnostico molecular de rotina é feito pela reação em cadeia da polimerase utilizando o DNA do cinetoplasto (kDNA).
4. A técnica de intradermoreação de Montenegro é usada em estudos epidemiológicos para determinar prevalência da doença. Entretanto, não distingue entre infecção presente e pregressa, por isso é questionável sua importância em áreas endêmica como teste de diagnóstico. O correto está em
a) 1, 2 e 3, apenas.
b) 2, 3 e 4, apenas.
c) 1 e 4, apenas.
d) 1, 2, 3 e 4.
3) Ulcerações agudas e crônicas na córnea, cujo fator de risco é o uso de lentes de contato, estão associadas a qual parasito?
a) Plasmodium falciparum.
b) Toxoplasma gondii.
c) Achantamoeba.
d) Sarcocystis