PARASITOLOGIA P4
Subordem: Brachycera (mutucas / tabanídeos)
Família: Tabanidae
Gêneros: Chrysops, Fidena e Tabanus, sendo o último o de maior importância veterinária, causando a anemia infecciosa equina e anaplasmose.
Essas moscas grandes e robustas são conhecidas pelo mundo como “moscas dos cavalos”, embora ataquem e se nutram numa ampla variedade de grandes animais e no homem. A dor de suas picadas (provocada devido ao seu aparelho bucal, que corta o vaso sanguíneo e, em seguida, suga o sangue) causa interrupção da alimentação, e como consequência as moscas podem nutrir-se numa sucessão de hospedeiros, sendo, portanto, importantes na transmissão de patógenos como os tripanossosmos.
Hospedeiros: grandes animais domésticos ou silvestre e humanos; pequenos animais e aves também podem ser atacados.
Espécies de protozoários transmitidos por Tabanus: Trypanossoma evansi (equinos e tem ocorrido em cães) e Trypanossoma vivax (bovinos)
A coloração das moscas vai de verde-esmeralda a negra. Possuem asas manchadas e antenas com aspecto claviforme. A cabeça e o abdome são mais largos que o tórax. São moscas médias a grandes, medindo até 2,5 cm de comprimento, com envergaduras de asas até 6,5 cm. Podem apresentar várias faixas ou áreas coloridas no abdome ou no tórax e até os olhos podem ser coloridos. A coloração das asas é útil na diferenciação dos 3 gêneros principais.
Tabanus: asas claras ou acastanhadas
Chrysops: faixas escuras de lado a lado nas asas
As peças bucais, adaptadas para picar/sugar, são curtas e fortes, sempre apontando para baixo. O fascículo picador, que produz o ferimento, é constituído de 6 elementos e, os machos não possuem mandíbulas e não podem, portanto, nutrir-se de sangue. (fêmeas hematófagas e machos fitófagos).
Ciclo: (ciclo completo dura de 4 a 5 meses e dura mais se o desenvolvimento larval demorar).
Fêma nutre-se de sangue > Lotes de ovos são colocados em massas sobre a vegetação aquática ou sobre pedras em áreas barrentas ou