Parasitologia - malária
Malária
A malária também é uma doença ocasionada por protozoário, ou seja, é uma protozoonose, é a doença parasitária mais antiga, então é a doença parasitaria que se tem mais conhecimento do parasito, da forma infectante, do quadro clinico, etc.
É uma doença infecciosa, ou seja, é uma doença causada por um agente, que pode ser vírus, bactéria, fungo, parasito, e pode ser contagiosa ou não .
No caso da malaria ela é não contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, necessita de um vetor. Tem uma evolução crônica com manifestações periódicas de caráter agudo que acomete milhões de pessoas nas zonas tropicais e subtropicais do globo. Talvez, a mais antiga, a mais distribuída e a mais conhecida das doenças que acometem o homem. Atua como fator limitante do crescimento demográfico cultural e econômico em vastas áreas do mundo, particularmente nos países em desenvolvimento, o que quer dizer que é uma doença característica de regiões de floresta transmitida por um vetor, se é um fator limitante ela impede a devastação daquelas áreas, por que quando o homem tenta devastar ele acaba adquirindo a doença e morrendo, então acaba sendo um fator que limita a área, como por exemplo, algumas áreas da Amazônia só não foram desmatadas, não por que o homem quer proteger a mata, e sim por que lá existem vários fatores que limitam, como a malaria, como as leishmanias, como a doença de chagas, então essas regiões são regiões que possuem muitas doenças tropicais, muitos vetores, e o homem geralmente não consegue explorar muito por que rapidamente acaba se contaminando.
Epidemiologia:
A malaria não é endêmica para a região do Espírito Santo, as áreas em laranja são as áreas endêmicas para malária no mundo. A maior parte do
Brasil não é endêmico, porem a áreas da região Amazônia, parte do nordeste e parte da região centro oeste são acome tidas por malaria. Essa divisão demográfica do
Brasil chama-se de Amazônia legal, que