PARASITOLOGIA ESTUDO ISOSPOR ASE
767 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZESCURSO DE NUTRIÇÃO
ANA CAROLINE SOARES COUTINHO 11141103499
GISLAYNE VERNILLO MARQUES DE LIMA 11141101401
NATHALIA DA COSTA COELHO 11141104067
RESUMO DE PARASITOLOGIA
ESTUDO – ISOSPORÍASE
MOGI DAS CRUZES – SP
MAIO/2015
1. INTRODUÇÃO
A isosporíase é causada por um protozoário do gênero Isospora, pertencente à subclasse Coccidia, sendo a Isospora belli a única espécie assossiada à doença no homem. A isosporíase humana provocada pelo protozoário Isospora belli pode se relacionar com uma doença diarréica, sobretudo em indivíduos imunodeprimidos. A importância da infecção foi reconhecida somente à partir do surgimento da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), com a descrição de casos da doença nesses pacientes. Hoje, já se sabe que a infecção também pode se associar à manifestação diarréica em pessoas imunocompetentes, mas com apresentação clínica diversa daquela conhecida para pacientes à HIV.
**Coccídios: É uma subclasse de protozoários intracelulares, importantes entre os esporozoários, apresentando gametas distintos, como ciclo biológico realizado no interior das células do intestino delgado, alternando entre assexuado e sexuado, ocorrendo ambos em um mesmo hospedeiro. Têm como característica um ciclo de vida complexo.
2. HISTÓRICO
Descrita por Virchow, em 1860, e Woodcock, em 1915, foi finalmente identificada com o nome atual por Wenyon, em 1923.
3. MORFOLOGIA
Difere dos outros coccídios pelas características de seus oocistos que têm formato elíptico e dois esporocistos em seu interior, cada um com quatro esporozoítos. O oocisto esporulado é a forma infectante.
4. CICLO PARASITÁRIO
Após a ingestão dos oocistos esporulados (transmissão fecal-oral, por meio de ingestão de água ou alimentos frescos contaminados por fezes humanas que contenham esses oocistos), são liberados seus esporozoítos, que irão invadir células epiteliais da mucosa do intestino delgado proximal, porção