PARASITO
São as pulgas seres vivos classificados em zoologia na ordem Aphaniptera, compreendendo vários gêneros, entre os quais o mais conhecido é denominado Pulex, no qual se encontra a conhecidíssima e universalmente encontrada pulga doméstica: Pulex irritans, parasita preferencialmente do homem. Além dela, existem e têm especial importância em saúde publica e medicina, tanto humana quanto veterinária, o gênero Xenopsylla, no qual está classificada a espécie que parasita o rato (Xenopsylla cheopis) capaz de ser transmissora para o homem, da terrível doença conhecida por Peste Bubônica, que dizimou populações inteiras, além da denominada pulga dos cães e gatos, classificadas respectivamente como Ctenocephalides canis, e Ctenocephalides felix. Além de parasitas, por serem hematófagos (nutrem-se do sangue de suas vítimas), como principalmente o fato de poderem exercer grave papel como transmissores de doenças dos animais ao homem, como é o caso da própria Peste Bubônica, e reciprocamente do homem aos animais. Sendo todos esses seres hematófagos, ou seja, nutrem-se do sangue das pessoas ou animais nos quais estejam parasitando, causam-lhes nesse ato irritação cutânea provocando coceira, isso explicado pelo fato desses seres para poderem sugar sangue e impedir que nesse momento o mesmo se coagule, injetam no de sua picada sua própria saliva, e esta é que provoca a coceira decorrente desse ato.
Apenas para ter pálida idéia desses danos espoliativos causados, basta ser citado que a capacidade do estômago de uma pulga é de aproximadamente 0,5 mm3 de sangue, e pelo fato delas se alimentarem durante um dia até 20 vezes, o sangue absorvido de suas vítimas quando seu número é grande explica essa decorrente anemia.
Paralelamente a irritação cutânea em suas vítimas, provocada pelo simples atos de sugarem sangue para se alimentarem, causam também desassossego nesses seres parasitados, e no caso implicações até psicológicas quando os hospedeiros são humanos. Em