CienciasPoliticas 1
1831 palavras
8 páginas
Prof. Marcus Paulo Rycembel14/08/2012
Sociedades Politicas Tradicionais
Não existe Estado sem Direito, mas existe Direito sem Estado
Corruptível = Fora do que é aceitável
O que faz/fez o individuo viver em sociedade?
R.: Mitos e Religiões
O que Mitos e Religiões têm em comum?
- M. e R. aludem numa intervenção do mundo espiritual ao mundo real dos humanos
-Fatos Originais
-Fatos Históricos
Qual a diferença entre elas?
-Mitos são alusão ao natural, Hommero sabia que era só uma criação dele, por isso durou menos que as religiões
Religiões e Mitos são origens de civilizações: Pretendem explicar de forma mais ou menos obscura, um acontecimento originário cuja narrativa explica uma intervenção sobrenatural (de Deus ou dos Deuses) na historia social humana. Tal narrativa é passada de geração em geração para uma tradição oral e escrita.
-Estas têm uma única linguagem Símbolos, podendo assim formar uma linguagem contínua, podendo assim entrar ou não na consciência humana. Fazendo nascer as URBES, locais de culto em comum entre os fieis.
A narrativa daas religiões e dos mitos é constituída para uma linguagem dos símbolos.
Símbolos são formas de representação da verdade. Sua continuidade histórica, pressupõe que as gerações sociais introgetem tais símbolos e os entendam como verdade referida e/ou verdade revelada. A adesão ou repulsa desses símbolos, pela consciência humana irá gerar em 1º lugar uma 1ª forma de organização social para o culto sagrado. Surge a URBE, o lugar comum daqueles que aderem á religião ou ao mito fundados, esses são considerados civis, aqueles que não aderem são considerados bárbaros.
Do ponto de vista territorial as civilizações humanas, as ‘cidades’ nasciam na URBE, com o crescimento populacional no tempo e no espaço as sociedades necessitaram formas de organizar sua vida politica, daí nascem duas instituições primárias: 1º natureza espiritual, isto é, instituição religiosa, a 2ª de natureza temporal e social, isto é, instituição politica.