parasito
1° Descreva morfologicamente as formas da Giardia lamblia.
É um pequeno protozoário flagelado, que parasita o homem e vários animais domésticos. Durante seu ciclo vital apresenta duas formas: trofozoíta e cisto
Trofozoíta: Mede de 10 a 20um de comprimento por 5 a 15um de largura, tem simetria bilateral e contorno piriforme, quando vista de face. O corpo
Cistos: São elipsóides ou ovóides e medem cerca de 12um de comprimento. Tem uma membrana externa fina e bem destacada do citoplasma. .
( www.ebah.com.br)
2º Explique o ciclo biológico e transmissão da Giardia lamblia. é um parasito monóxeno de ciclo biológico direto. A via normal de infecção do homem é a ingestão de cistos. Embora tenha sido demonstrado, que infecções em animais se iniciem com trofozoítos, não há evidências de que este seja um importante modo de transmissão para o homem.( www.ebah.com.br)
3º Explique os processos fisiopatológicos relacionados a Giárdíase.
Os processos patofisiológicos relacionados à giardíase são multifatoriais: podem estar relacionados às características do parasita, como linhagem e o número de cistos ingeridos; ou podem relacionar-se às características do hospedeiro, como resposta imune, estado nutricional, o PH do suco gástrico e microbiota intestinal.( www.uft.edu.br)
4° quais os principais sintomas associados a giardíase?
Nos casos sintomáticos, o período de incubação costuma ser de uma a três semanas, mas pode prolongar-se até seis semanas. Os sintomas mais frequentes registrados em alguns surtos epidêmicos de giardíase foram: evacuações líquidas ou pastosas, número aumentado de evacuações, mal-estar, cólicas abdominais, fraqueza e perda de peso. Sintomas menos frequentes foram: diminuição do apetite, náuseas, vômitos, flatulência, distensão abdominal, ligeira febre, cefaleia e nervosismo. ( www.ebah.com.br)
5° Como a giardíase pode ser Evitada? Medidas preventivas: a infecção é prevenida evitando-se ingerir água ou alimentos