Parasitismo e Predatismo
Parasitismo: Indivíduos de uma espécie vivem no corpo de outro, do qual retiram alimento. Ex.: Gado e carrapato, lombrigas e vermes parasitas do ser humano.
A lombriga é um exemplo de parasita. É um organismo que se instala no corpo de outro (o hospedeiro) para extrair alimento, provocando-lhes doenças. Os vermes parasitas fazem a pessoa ficar mal nutrida e perder peso. Em crianças, podem prejudicar até o crescimento.
É uma relação ecológica caracterizada pela espécie de parasitas que se instalam no corpo dos hospedeiros, retirando todas as substâncias que servem para sua nutrição e assim causam consequências variáveis podendo até matar seus hospedeiros.
Os parasitas podem ser Classificados sob vários critérios em:
Ectoparasitas: São parasitas que vivem externamente no corpo do hospedeiro. Ex: Pulgas, Piolhos, Carrapatos, mosquitos, entre outros.
Endoparasitas: São parasitas que vivem internamente no corpo do hospedeiro. Ex: Bactérias, protozoários, vermes, entre outros.
Hemoparasita: São parasitas que vivem internamente no corpo do hospedeiro, porém especificamente na corrente sanguínea. Ex: a forma esporozoíta do Plasmodium (Protozoário) vive na corrente sanguínea até se desenvolverem.
Holoparasitas e Hemiparasitas: São parasitas de vegetais. Holoparasitas parasitam vegetais superiores extraindo sua seiva elaborada. Os Hemiparasitas parasitam vegetais extraindo sua seiva bruta.
Parasitos Estenoxenos: São parasitas que abrigam espécies de vertebrados.
Parasitos Eurixenos: São parasitas que vivem em uma variedade de hospedeiros possíveis.
Parasito Facultativo: Vivem parasitando ou não um hospedeiro. Ex: Moscas Sarcophagidae que se desenvolvem tanto em feridas necrosadas, quanto em matérias orgânicas em decomposição.
Parasito Obrigatório: É o parasita que não consegue viver fora do hospedeiro. Ex: vírus.
Parasito Acidental: São parasitas que acidentalmente vive em um hospedeiro que não é o de costume. Ex: O parasita Dipylidium caninum