Parapsícologia
Pode ser compreendida, a partir de um ponto de vista estrito senso, como o estudo de alegações paranormais e associados à experiência humana, ou seja, as interações sensoriais e motoras que aparentemente não são geradas por nenhum mecanismo ou agente físico conhecido. Esses fenômenos também são conhecidos como fenômenos paranormais ou fenômenos Psi. O termo "Parapsicologia", criado em 1889 pelo psicólogo Max Dessoir1 , foi adotado pelo Dr. Joseph Banks Rhine em 1930 como um substituto para os termos Metapsíquica e "Pesquisa Psíquica".
A Parapsicologia abrange a pesquisa de grande número de fenômenos paranormais, por exemplo: telepatia, retrocognição, precognição, clarividência, telecinese, experiência de quase-morte, projeção da consciência2 , reencarnação3 e mediunidade em geral.
Embora a Parapsicologia seja representada por cerca de 30 países4 e esteja integrada a muitas instituições de caráter científico consensualmente reconhecido, como a Associação Americana para o Avanço da Ciência e a Universidade de Virginia5 6 7 , a sua posição como um ramo da ciência ainda é contestada8 sendo que alguns cientistas, incluindo psicólogos, classificam-na como pseudociência, argumentando que a Parapsicologia continua suas investigações embora não tenha corroborado os resultados defendidos através do método científico, mesmo já decorridos mais de um século de pesquisas