Paragrafos
Para começar bem uma redação, o parágrafo introdutório deve conter uma frase inicial que envolva o leitor no texto. Ela deve despertar a curiosidade dos outros de forma criativa e diferenciada. Pense nessa frase como um gancho, que irá “fisgar” seus leitores e avaliadores. Um ótimo exemplo do que usar para fisgar seus leitores é o uso de fatos surpreendentes e até mesmo chocantes. As pessoas não irão resistir à curiosidade de saber mais sobre essa polêmica.
Uma dica muito boa é usar citações de personalidades respeitadas como frase introdutória. Ela traz legitimidade para suas próximas declarações e pode ser uma maneira simples de demonstrar seu conhecimento e pesquisa no assunto. Faça referências curtas de no máximo três linhas, para que esse trecho não tome conta de todo seu parágrafo introdutório. Quando for escrever sua introdução, fique atento para ser objetivo e claro em suas frases. Por mais interessante que esse parágrafo possa ser, ele não deve fugir de seu objetivo principal: introduzir sua tese ao leitor de forma curta e coerente.
Tipos de Introdução
HIPÓTESE: Este tipo de introdução traz o ponto de vista a ser defendido, ou seja, a tese que se pretende provar durante o desenvolvimento. Evidentemente a tese será retomada e não copiada na conclusão. O principal risco desse tipo de introdução é não ser capaz de realmente comprovar a tese apresentada.
PERGUNTAS: O principal problema neste tipo de introdução é não responder, ou responder de forma ineficaz, as perguntas feitas. Além disso, por ser uma forma bastante simples de começar um texto, às vezes não consegue atrair suficientemente a atenção do leitor.
HISTÓRICA: Esta introdução traça um rápido panorama histórico da questão, servindo muitas vezes de contraponto ao presente. Deve-se tomar o cuidado de se escolher fatos históricos conhecidos e significativos para o desenvolvimento que se pretende dar ao texto.
NARRAÇÃO: Trata-se de