Parafusos
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PORCAS, PARAFUSOS E ARRUELAS
Trabalho apresentado para disciplina de Materiais de Construção Civil II ministrada pelo Professor Marco Aurélio Tavares Barros.
Acadêmicos: Ederson Pamplona Evanildo Anzini Geovane Lang Marcia Sandri
BRUSQUE - SC
SETEMBRO / 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PORCAS, PARAFUSOS E ARRUELAS
2.1. Porcas
2.2. Parafusos
2.2.1. Roscas de Parafusos (Máquina e Soberba)
2.2.2. Medidas e Tamanhos de Parafusos (Polegadas e Milímetros)
2.3. Arruelas
2.4. Dimensionamento
2.5. Exemplos de Aplicações / Utilização
2.6. Perguntas e Respostas
2.7. Normas Técnicas de Parafusos e Porcas
3. CONCLUSÃO
4. REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
Atualmente em diversas áreas é possível identificar a necessidade de unir peças como chapas, perfis e barras. Por mais simples que seja várias são as situações que exigem a união de diversos materiais e peças entre si. Com tudo, esses materiais e peças a serem unidas, exigem elementos próprios de união que são denominados elementos de fixação. Alguns elementos de fixação comumente conhecidos e usados são os parafusos, porcas e arruelas, entre muitos outros.
Esses elementos de fixação são do tipo de união móvel e podem ser colocados ou retirados do conjunto sem causar qualquer dano às peças que foram unidas. Neste trabalho serão apresentados alguns desses elementos de fixação, desde a definição, classificação, onde é utilizado, dimensionamento simples e aplicações.
2. PORCAS, PARAFUSOS E ARRUELAS
Os parafusos, porcas e arruelas estão presentes em quase todos os tipos de máquinas, equipamentos, mobiliários, sistemas construtivos e etc. São a principal forma de fixação utilizada, uma vez que muitas vezes uma simples chave de fenda ou de boca pode unir e separar os componentes (REI DOS PARAFUSOS).
2.1. Porcas
Porca é uma peça de forma prismática ou