Parafusos
Introdução
Quando você compra um gabinete ele vem com uma série de parafusos e outras peças menores. Mesmo técnicos experimentes têm dificuldade em dizer exatamente qual é o uso de cada um desses parafusos. Neste tutorial falaremos sobre todos os parafusos usados durante a montagem de um micro e onde você deve usá-los, portanto lendo este tutorial você aumentará suas habilidades em montagem de micros.
Figura 1: Diferentes tipos de parafusos usados no micro. Que bagunça!
Os parafusos variam em três aspectos: tipo de rosca, formato da cabeça e o comprimento. O comprimento e especialmente o formato da cabeça podem variar muito, mas existem apenas três tipos de rosca usados no micro. Por isso nós achamos que a melhor maneira de classificar os parafusos encontrados no micro é através do tipo de rosca usado por eles. Na Figura 2 você pode ver esses três tipos de rosca.
Figura 2: Tipos de roscas usados pelos parafusos que acompanham o gabinete.
O primeiro tipo de rosca, mostrado à esquerda na Figura 2, é do tipo auto atarraxante usado para prender ventoinhas ao gabinete (e também partes plásticas relacionadas à ventilação, tais como dutos). Este é o único uso deste tipo de parafuso no micro, que é de identificação muito fácil, como você pode ver. Este parafuso normalmente mede 10 mm de comprimento e tem a cabeça achatada, como mostrado na Figura 3. Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusá-lo.
Figura 3: Parafusos usados para prender ventoinhas e dutos ao gabinete.
O segundo tipo de rosca encontrado nos parafusos usados nos micros utiliza o padrão UNC (United National Coarse) 6-32, o que significa uma rosca usando um fio nº 6 (0,1389” de diâmetro) com 32 fios por polegada (distância de 0,0313” entre os fios). Você deve usar uma chave de fendas Phillips nº 2 para aparafusar este tipo de parafuso. Para facilitar, chamaremos esta rosca de “grossa” a partir de agora, já que o terceiro tipo de rosca é mais fino.
O