Parafilias Sexuais
Psicologia Jurídica - Profº Paulo Roberto
Perversões Sexuais
Escopofilia
Voyeurismo
Zoofilia
Pedofilia
Necrofilia
"É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização".
Sigmund Freud.
Campinas 2014
Escopofilia
Do grego (Scopophilia - Σκοποφιλια) significa “prazer em observar”.É um tipo de perversão sexual, onde o indivíduo que desenvolve este distúrbio, obtém prazer apenas pela observação de fotos, vídeos ou imagens de órgãos sexuais ou atos sexuais pornográficos.Segundo Sigmund Freud, tem seu início durante a fase da infância, podendo também evoluir ou se associar a outros distúrbios sexuais.Foi agravado na última década devido a popularização da internet.É semelhante a outro distúrbio sexual conhecido como voyeurismo, mas é diferente pelo fato de não ocorrer pela observação presencial de pessoas.
Como o escopofílico acredita sentir satisfação com a prática (principalmente porque está associado ao prazer sexual), o distúrbio de Escopofilia normalmente leva a uma dependência psicológica e muitas vezes também a um comportamento compulsivo.
Os sintomas mais comuns:
Muita ansiedade;
Dificuldade de concentração;
Desejo constante e persistente pela fonte do vício;
Problemas de sono (dormir muito mais, acordar várias vezes ou ter insônia);
Alteração bem significativa na alimentação (comer muito mais ou muito menos);
Inquietude;
Mal humor;
Irritabilidade e impaciência;
E agressividade (voltada a outros e/ou a si mesmo).
É difícil diferenciar quais destes sintomas são exclusivos de uma dependência psicológica, já que também ocorrem em pessoas com dependência química. Porém mesmo em vícios a estímulos que não causam dependência química e sim psicológicas, esse sinais e sintomas são comuns.
E associado a esta dependência psicológica, dependendo do grau também podem ocorrem outras comorbidades ou patologias psicossomáticas como:
TDAH - Transtorno do déficit de