Paradigmas
Um paradigma é o que determina o ponto de vista da realidade e como se atua sobre ela, os quais são classificados quanto ao seu conceito de base, podendo ser: orientado a objetos e estruturado, entre outros. Cada qual determina uma forma particular de abordar os problemas e de formular respectivas soluções. Além disso, uma linguagem de programação pode combinar dois ou mais paradigmas para potencializar as análises e soluções. Deste modo, cabe ao programador escolher o paradigma mais adequado para analisar e resolver cada problema.
Paradigma Estruturado
Este paradigma preconiza que todos os programas possíveis podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e iteração. Tendo, na prática, sido transformada na Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples em seus programas, usando as subrotinas e as funções. Foi a forma dominante na criação de software entre a programação linear e a programação orientada por objetos.
Apesar de ter sido sucedida pela programação orientada por objetos, pode-se dizer que a programação estruturada ainda é marcantemente influente, uma vez que grande parte das pessoas ainda aprendem programação através dela.
Linguagens: C; Basic; Pascal; Cobol;
Aplicações: open file; while (reading not finished) {read some data;
Vantagens
Os problemas podem ser quebrados em vários subproblemas, a boa legibilidade e a boa compreensão da estrutura deste paradigma motivam os programadores a iniciarem a programação pelo modelo estruturado.
Desvantagens:
Os dados são separados das funções; Mudanças na estrutura dos dados acarreta alteração em todas as funções relacionadas
Gera sistemas difíceis de serem mantidos;
Através do paradigma estruturado, devemos detalhar as ações necessárias para chegar à resposta necessária.
1- Obter o valor da altura do retângulo.
2- Obter o valor da largura do retângulo
3- Calcular a área.
4-