Paradigma evolutivo
Desenvolvimento exploratório (incremental): Objetivo de trabalhar com o usuário de maneira incremental até o produto final obtido.
O usuário não diz tudo o que tem que ter no programa, mas através do paradigma diz o que se entende. Utilizado quando o projeto é difícil para estabelece especificação detalhada dos requisitos.
Protótipo Descartável: Objetivo é entender os requisitos do usuário e assim obter uma melhor definição dos requisitos do sistema.
Concentra-se em fazer experimento com os requisitos do usuário que não estão bem entendidos. Muitas vezes o usuário define uma série de objetivos para o software mas não consegue identificar detalhes de entrada, processamento ou requisitos de saída. Para este tipo de situação, o protótipo pode ser a melhor opção.
O desenvolvimento do protótipo começa depois que uma versão preliminar da especificação de requisitos é obtida.
O usuário usa, avalia e sugere mudanças. Isso pode acontecer até que o desenvolvedor avaliar que não compensa novas versões.
Problemas * Usuário vê o protótipo como uma versão final e acaba não aceitando o tempo certo do desenvolvimento. * Na urgência o analista gera um modelo que usa ferramentas ágeis mas nem sempre adequada a melhor do sistema. * Definir regras no começo, o protótipo é apenas esqueletos de mecanismo para uma avaliação mais próxima do real. Depois de pronto o software será desenvolvido definitivamente.
Reflexão:
Protótipo descartável é o protótipo que ao invés de afirma as ideias modificando o produto (ideia inicial), se descartam o projeto para a produção de outro.
Já no evolutivo o objetivo é trabalhar com o usuário até conseguir o objetivo final podendo ser modificado.
Para o sistema da loja o método de prototipagem é melhor, pois como se trata de um projeto grande, o ideal é modificar pois o descarto do