Paradigma De Syd Field Rei Le O Trabalho
O Rei Leão – Disney (1994)
Marta Dos Santos – 20120690
Modelos de Narrativa 2014/2015
Introdução
Quem foi Syd Field?
Aclamado como "o guru de todos os guionistas ”, Syd Field (1935-2013) é considerado, por muitos profissionais de Hollywood, ser a principal autoridade na arte e ofício de guiões no mundo de hoje. O Hollywood Reporter intitula-o como "o professor dos Guiões mais procurados no mundo”
Os seus, internacionalmente aclamados, livros best-sellers de roteiro, de pasta de trabalho do Guião e do guinista, Problem Solver estabeleceram-se como as "bíblias" da indústria cinematográfica. O guião e a pasta de trabalho do guionista estão na sua quadragésima impressão e são usados em mais de 400 faculdades e universidades em todo o país, tendo sido traduzidos e publicados em 29 idiomas.
Syd Field lecionou em Harvard, Stanford, UC Berkeley, UCLA, da AFI e muitas outras instituições notáveis. Foi consultor de guião especial para a 20th Century Fox, a Disney Studios, Universal e Tristar Pictures.
Para demonstrar todos os elementos do paradigma, usei o filme infantil “O Rei Leão”.
A razão para a escolha, é porque o filme é bastante conhecido ( a maioria das pessoas já viu ), e porque segue perfeitamnete todos os elementos do paradigma de Syd Field.
Antes de entrarmos para a analise , vou tentar explicar a função de cada acto e o paradigma em si.
O que é o paradigma de Syd Field?
Um paradigma é um modelo que não muda, que permanece firme. Syd Field elaborou duas versões para o paradigma. A primeira foi lançada no seu livro “O Manual do Roteiro”. Para Syd Field, o roteiro divide-se em três atos:
Ato 1 (início)
Primeiros 30 minutos do filme: Encontra-se a premissa dramática, o contexto da história, a apresentação dos personagens e as suas relações e a distinção do personagem principal.
[1º ponto de virada]
Ato 2 (meio)
Uma hora de filme: São criados obstáculos para que o personagem principal consiga conquistar o seu