Para O Simulado Resumo De Hist Ria
Em janeiro de 1808 a família real veio para o Brasil, trazendo profundas mudanças, como a abertura dos portos. Colocando fim no monopólio comercial português, e libertando o comercio brasileiro com as nações amigas (Inglaterra). Outro fator foi o fim da condição de colônia e a rumo a independência.
As medidas adotadas pelo governo joanino significou um profundo golpe, satisfizeram a classe dominante brasileira, com interesse em eliminar as restrições coloniais para comercializar diretamente com o exterior, para a economia portuguesa, que estava abalada com a ocupação do exercito francês.
Enquanto Portugal estava insatisfeito com o governo de D. João VI, muitos portugueses residentes na América, estavam conscientes que o futuro não estava na Europa. Então passaram a construir casas de luxos, comprar terras e desenvolveram novos negócios.
Queremos uma constituição
A revolução do Porto cumpriu papel decisivo na preparação da independência do Brasil. O movimento começou em 24 de agosto de 1820 em Portugal, com uma rebelião contra o governo em que exigia o retorno de D.João VI a Portugal e a promulgação de uma constituição.
Em março de 1821 foram convocadas as eleições dos deputados que comporiam as Cortes. Ficou estabelecido que fosse eleito um deputado para cada grupo de 30 mil cidadãos. Apesar de os escravos representarem a maioria da população e contratarem para eleito do quórum eleitoral. Não eram considerados cidadãos e, portanto, não votaram. Assim participavam das eleições, pois além de escravos, foram excluídos os mulatos, mestiços e os brancos pobres.
Um mesmo país?
Em abril de 1821, as Cortes aprovaram uma lei que subordinava os governos provinciais de Lisboa. Vários dispositivos do Tratado de 1810, assinado entre Portugal e Inglaterra quando D. João VI estava no Brasil, foram anulados, prejudicando o comércio brasileiro. Aprovaram também o deslocamento de novos contingentes militares para o RJ e Pernambuco.
Essas