artigo biosseguraça
Princípios
Santa de Maria, biossegurança v.43, n.1, aplicados p.91-99,aos jan,laboratórios 2013 de ensino universitário de microbiologia e parasitologia.
91
ISSN 0103-8478
Princípios de biossegurança aplicados aos laboratórios de ensino universitário de microbiologia e parasitologia
Principles of biosafety applied to microbiology and parasitology laboratories in universities
Luis Antônio SangioniI Daniela Isabel Brayer PereiraII Fernanda Silveira Flores VogelI
Sônia de Avila BottonI*
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA RESUMO
Os laboratórios de ensino de microbiologia e parasitologia nas universidades brasileiras são ambientes em que as atividades integradas, envolvendo ensino, pesquisa e extensão, demandam a convivência de pessoas, agentes e amostras biológicas, equipamentos, reagentes e resíduos num mesmo espaço, sendo inevitável a exposição das pessoas aos diferentes riscos. As atividades realizadas nesses laboratórios necessitam empregar as normas de segurança; pois, uma vez que o fator humano é susceptível aos acidentes, os programas de educação em biossegurança são imprescindíveis. Entretanto, para que esses programas sejam efetivos, é necessário que os usuários estejam devidamente informados acerca dos princípios de biossegurança, bem como aptos a colocá-los em prática de maneira correta, a fim de garantir a segurança dos profissionais, acadêmicos e do meio ambiente. Esta revisão compila os principais aspectos da biossegurança relacionados aos princípios e à classificação dos riscos, dos agentes biológicos e dos níveis de contenção laboratorial, bem como aborda as boas práticas laboratoriais nos laboratórios de ensino, pesquisa e extensão em microbiologia e parasitologia.
Palavras-chave: risco, segurança, educação em biossegurança.
ABSTRACT
The teaching laboratories of microbiology and parasitology in Brazilian universities are places where the integrated activities of teaching, research and extension are performed and require the coexistence in the