Para raios
04
RAIOS
Cuidados com Descargas Atmosféricas
Em ambientes onde existam pessoas ou equipamentos eletrônicos, um sistema de proteção contra descargas atmosféricas(raios) é muito importante. As descargas atmosféricas são formadas por fluxos de correntes entre nuvens carregadas elétricamente e a Terra. O potencial desta descarga varia entre 15 000 A e 200 000 A. Um raio tem duração média de 200 micro-segundos. Podem existir casos onde aconteçam várias descargas, simultaneamente.
Os raios, quando atingem diretamente um ser vivo, podem provocar morte instântanea. As descargas indiretas, as mais freqüentes, acontecem nas imediações do local onde a pessoa está e podem causar seqüelas ou até mesmo a morte do indíviduo. Nos equipamentos eletrônicos, as descargsa atmosféricas também são grandes vilãs, responsáveis por uma série de distúrbios
Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas é muito importante. Os mais utilizados no mercado são os captores radioativos, captores Franklin e captores em forma de malha, mais conhecidos como gaiola de Faraday. É importante salientar que nenhum sistema é 100% seguro, mas com a utilização de algumas destas proteções, é possível alcançar bons índices de eficiência.
Logmaster
Tecnologia
No-Breaks
Microprocessados
Tecnologia
Tecnologia
Captores Radioativos
Este tipo captor, através do uso de fontes radioativas, ioniza o ar, obtendo assim, um canal de fácil descida para o raio. Mas a sua eficiência é questionável, pois as emissões radioativas não são suficientes para provocar este fenômeno.
É importante salientar que, apesar de instalações antigas utilizarem este tipo de captor, o seu uso é proibido, devido ao surgimento de dispositivos com um estado de corrosão mecânica muito avançado e, com isso, podem provocar o vazamento do material radioativo.
Foco no cliente
Foco no cliente
Captores Franklin
Este é o captor mais utilizado atualmente. Ele provoca a