para que serve a matemática
Alina Galvão Spinillo
Dificilmente perguntamos aos nossos alunos o que eles entendem por matemática, que significado atribuem aos números ou mesmo para que serve a matemática. Para explorar a perspectiva das crianças sobre essas questões, perguntamos a alunos do 1.o ao 3.o ano do ensino fundamental o significado que atribuíam aos números e as funções que atribuíam à contagem, às operações aritméticas e às medidas, como discutido a seguir.
Os números e seus significados
Quais os significados que um número pode ter? O número 4, por exemplo, pode ser a idade de uma pessoa, a quantidade de ovos em uma receita de bolo, o número de uma casa, o peso de um saco de batatas, etc. No entanto, não aceitamos a ideia de que o numero 4 seja o número do telefone de uma pessoa ou o número da placa de um carro. Os significados que atribuímos aos números estão intimamente relacionados aos seus usos sociais e às experiências que temos com a matemática em nosso cotidiano, como ilustrado no diálogo em que uma das crianças apontava a impossibilidade de uma mãe ter 12 anos. Essa diversidade de experiências leva a criança a atribuir diferentes significados aos números, como pode ser verificado no diálogo a seguir:
Examinadora: E o número 5900? Você acha que esse número é: a quantidade de dinheiro que uma pessoa tem no banco, o número de um telefone ou a quantidade de ovos para uma pessoa fazer um bolo?
Criança: Só pode ser quantidade de dinheiro. É muito dinheiro.
Examinadora: Por que não pode ser o número de um telefone?
Criança: Porque número de telefone não começa assim, começa com 3. E também a gente não diz o número do telefone assim, todo de vez.
Examinadora: A gente diz como?
Criança: Diz em partes. Diz dois ou três números primeiro e depois diz outros dois números e assim vai.
Examinadora: Número 3. Você acha que esse número é o número de gols em uma partida de futebol, o número de uma placa de carro, ou o