Para coomprensder a ciencia
2607 palavras
11 páginas
RESUMOPara compreender a ciência
Nas sociedades primitivas a produção de vida material era organizada de forma a garantir apenas o consumo necessário à sobrevivência do grupo, sem a produção do excedente – os produtos materiais possuíam apenas valor de uso, não tendo valor de troca, já que esta praticamente inexistia.
O produto desse trabalho era coletivo, sendo dividido por todo o grupo. A propriedade da terra era igualmente coletiva. As sociedades primitivas estruturavam-se, portanto, em torno da produção e do rito magico, que organizava, num certo sentido, a própria vida econômica. O desenvolvimento de técnica e utensílios e sua melhor utilização levaram a uma produção excedente, uma produção que ultrapassava as necessidades imediatas do grupo. A apropriação do produto tornou-se cada vez mais individual, baseada na propriedade privada, levando as trocas, e pouco a pouco a produção mercantil.
O desenvolvimento da produção mercantil associado ao desenvolvimento do escravismo são aspectos fundamentais para a compressão da civilização grega. Foi na Grécia antiga, num período que se estendeu do século VΙΙ ao século ΙΙ a.c., que pela primeira vez, o pensamento cientifico – filosófico tornou-se abstrato e surgiram tentativas de explicar racionalmente o mundo, em contraposição as explicações míticas produzidas ate então. O conhecimento racional se se opõe ao mítico, pois é um conhecimento sobre a qual se problematiza e não simplesmente se crê; No período que se estendeu do século XΙΙ ao século VΙΙ a.C. denominado homérico, desenvolveram-se as bases da civilização grega. Como resultado desse movimento de ocupação desenvolveu-se no período entre 1700 e 110 a.C., a civilização micênica. A civilização micênica, baseada na agricultura e artesanato desenvolvidos e na utilização do bronze, era dirigida por uma nobreza de nascimento, militarmente organizada, enriquecida pelo saque e pela posse de terra.
Por volta de 1200 a.C., um outro grupo grego- os dório- passou a