Administração
Qualidade de vida e saúde mental no ambiente corporativo
A empresa que optar por valorizar seu trabalhador na questão de qualidade de vida no trabalho e ajudá-lo a crescer profissionalmente tem um melhor retorno de seus funcionários, pois sendo valorizado, ele desenvolve suas atividades com maior dedicação e responsabilidade, dando mais lucros e valores para a empresa. É importante que se envolva os colaboradores nas melhorias ou decisões que influenciam diretamente em suas atuações, pois assim se sentirão mais valorizados.
É interessante desenvolver alguns objetivos e aderir a uma boa infraestrutura no trabalho, para que o colaborador possa atingir as metas estabelecidas de forma precisa e eficaz, pois quanto mais as pessoas se sentem realizadas, mais eficazes elas serão em sua função e terão maiores chances de crescerem profissionalmente.
O objetivo principal é a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, ao melhorar a satisfação do trabalhador, melhora-se a produtividade da empresa. Os funcionários com qualidade de vida no trabalho são mais felizes e produzem mais.
Viver com qualidade e ter qualidade de vida é um assunto que tem preocupado as pessoas. Conciliar trabalho e vida pessoal ainda é um dos maiores desafios, pois as exigências do mundo moderno estão cada vez maiores, o que tem feito muitos profissionais se ressentirem de não ter tempo para a família, lazer e saúde, e se “apavoram” quando começam a perceber e sentir os sinais de estresse em seu corpo, decorrente da agitação, pressões, cobranças, etc.
Em uma recente pesquisa realizada por: Internacional Stress Management Association que ouviu mil profissionais de diversos países, o Brasil liderou o ranking de horas trabalhadas por semana: com 54 horas, contra a média mundial de 41. Somente nessa pesquisa, podemos ver quais são os fortes indicativos das atuais condições de trabalho no mercado corporativo brasileiro. O medo da demissão e as