Par Bola
Aluno (a): Vanilde Alves de Carvalho
Período: ( x ) 4º Período Data: 19 /12 /2014
Turma: (X) Pastoral Presencial Rede: ALIANÇA
PARÁBOLA
“Histórias não literais destinadas a ensinar verdades e lições espirituais”
As parábolas eram comparações, analogias, ilustrações e narrativas fictícias usadas por Jesus para trazer concordância com as leis e costumes da vida.
Com o objetivo de tornar as verdades espirituais mais claras e obrigatórias, Jesus usava de histórias fascinantes que revelavam os princípios espirituais especialmente a respeito do reino.
Jesus foi à única pessoa no Novo Testamento a utilizar de parábolas pra trazer seus ensinamentos, tanto que, um terço de tudo o que Ele ensinou foi transmitido por meio de Parábolas. Continham verdades espirituais essências para a edificação da igreja primitiva e continua exercendo as mesmas funções em nossos dias.
Existem aproximadamente entre 50 a 60 parábolas em toda a bíblia todas elas contendo profundos ensinamentos e verdades espirituais especialmente quanto ao reino dos céus e reino de Deus. O evangelho de Lucas é o mais rico nesta forma de ensino de Jesus, pois, contém 24, das quais 15 ocorrem neste evangelho.
E dentro desse cenário de revelações uma Parábola que chama a minha atenção talvez seja uma das mais simples, a parábola da Dracma Perdida.
Lucas 15:8-10
"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?
E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’.
Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".
O