As Fontes Cristas dos Generos Carnavalizados o caso da par bola b blica Jo o Batista Costa Gon alves
4212 palavras
17 páginas
ANAIS DO I COLÓQUIO DISCURSO E PRÁTICAS CULTURAIS, 1, 2009. Fortaleza. Anais...Fortaleza: Grupo de Pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta), 2009.
AS FONTES CRISTÃS DOS GÊNEROS CARNAVALIZADOS: O CASO DA
PARÁBOLA BÍBLICA
João Batista Costa Gonçalves (Universidade Estadual do Ceará- Uece) ●
ABSTRACT: The goal of this work is to discuss, supporting in the Bakhtinian view, the christian bases of carnavalization in certain biblical genres. In order to show this idea, it will be analyzed the parable as a case of the Socratic dialogue, which beside the Menippean satire can be considered the examples more common of carnavalized genres according to Mikhail Bakhtin (2002).
KEYWORS: carnavalization; Socratic dialogue; menippean satire; biblical parable.
RESUMO: O objetivo deste trabalho é discutir, fundamentado nas ideias bakhtinianas, as bases cristãs da carnavalização em alguns gêneros bíblicos. Para a comprovação desta tese, será mostrado como a parábola apresenta muitas características do diálogo socrático, que, ao lado da sátira menipeia, está entre os mais significativos tipos de gêneros carnavalizados apontados por Mikhail Bakhtin (2002).
PALAVRAS-CHAVE: carnavalização; diálogo socrático; sátira menipeia; parábola bíblica.
INTRODUÇÃO
Amparado na ideia de Mikhail Bakhtin (2002) de que o fenômeno da carnavalização, representado, sobretudo, por gêneros1 como o diálogo socrático e a sátira menipeia, se assenta em bases da literatura cristã antiga, este trabalho se propõe a examinar de que forma este fenômeno se apresenta em alguns gêneros dos evangelhos cristãos, em especial na parábola bíblica. Para efeito de organização, seccionamos o artigo em três partes: a primeira, que discute, de forma breve, alguns aspectos da teoria da carnavalização em Bakhtin, com especial ênfase à discussão sobre o diálogo socrático como gênero carnavalizado; a segunda, que tenta, de forma aplicada, demonstrar como a parábola, tal como contada nos evangelhos