Paquímetro e micrometro
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE FÍSICA LICENCIATURA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE FÍSICA A – N3
HANNYEL ROCHA TAVEIROS
ALISSON MICKLEY DE OLIVEIRA SANTO
GEISE KELLY SILVA RAMOS
ANTONIO MANOEL VIEIRA RIBEIRO JUNIOR
DEIWID PEREIRA ANDRADE
CLEITON SANTOS SILVA
BARBARA EDITH SOARES FRANÇA
MANUELLA SILVA SANTOS
EXPERIMENTO
PAQUÍMETRO E MICROMETRO
São Cristóvão – SE
2012
1- Introdução
Esse relatório foi resultado de um experimento sobre a utilização de paquímetro e micrometro como instrumento de medida. Paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares (espessuras internas e externas e a profundidade) de uma peça. Consiste em uma régua graduada que sobre esta existe uma haste (cursor) com encosto fixo, sobre a qual ele é deslizado em uma escala numerada. O nome Paquímetro vem do grego onde paqui (espessura) e metro (medida). Existe diversos tipo de paquímetro, como: Paquímetro duplo, de profundidade, digital, universal e outros.
A figura abaixo mostra um paquímetro:
[pic]
1. Orelha Fixa / 2. Orelha Móvel / 3. Nônio ou Vérnier (Polegadas) 4. Parafuso de Trava / 5. Cursor/ 6. Escala Fixa de Polegadas 7. Bico Fixo / 8. Encosto Fixo / 9. Encosto Móvel 10. Bico Móvel / 11. Nônio ou Vérnier (Milímetros) / 12. Impulsor 13. Escala Fixa dos Milímetros / 14. Haste de Profundidade.
Modo de uso: O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com o mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada Nônio ou Vérnier. Essa escala é a parte do paquímetro cuja finalidade é proporcionar uma medida com uma máxima resolução do que a feita somente com escala fixa. A escala do cursor é chamada de Nônio ou Vernier em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados seus inventores. A haste permite a medição da profundidade dos objetos.