Papper do livro a meta
RESUMO
Analise sobre o livro A Meta dos autores Jeff Cox, Eliyahu M. Goldratt e de como a obra insere a Teoria das Restrições aprimorando o processo de pensamento da mesma, sendo essa nada mais do que um método de identificação, análise e soluções de problemas, baseada na utilização de relações efeito-causa-efeito, onde o interessante é saber por que as coisas acontecem e não como acontecem. O livro "A Meta" foi escrito na forma de um romance e mostra a dificuldade de um gerente de fábrica em administrar sua empresa. No desenrolar da história o gerente vai descobrindo e aplicando os princípios da teoria de Goldratt ou seja a Teroia das Restrições e a empresa começa a recuperar sua competitividade. Essa teoria foi desenvolvida na busca de ferramentas auxiliares na tomada de decisões, um método de uso gerencial cuja premissa é a identificação de restrições que limitem a capacidade da empresa no alcance de sua meta.
Palavras-chave: Eficiência. Produtividade. Gerenciamento.
1. INTRODUÇÃO A Meta trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência. Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. O gerente da fábrica UniCo, Alex Rogo (personagem principal), trabalhava sob pressão, sua unidade estava indo mal. Bill Peach vice-presidente da divisão, estava lhe cobrando a entrega de um pedido atrasado, para atender o pedido não mediu esforços, ultrapassou limites e normas internas, agregando altos custos extras, estava nervoso e aborrecido, nada funcionava, a vida conjugal também ia mal porque Alex não tinha tempo para a família.
Bill o chamou para uma reunião e lhe deu o ultimato tinha um prazo para conseguir fazer a fabrica produzir e corresponder a expectativa da matriz ou seja em outras palavras