bacharelado em agronomia
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
CAPÍTULO 1: Alavancagem e Estrutura de Capital
1.1 Introdução A alavancagem envolve o uso de custos fixos para aumentar os retornos. Seu uso na estrutura de capital da empresa tem o potencial de aumentar seu retorno e risco. Alavancagem e Estrutura de Capital são conceitos estreitamente relacionados e que são ligados às decisões de orçamento de capital, através do custo de capital. Esses conceitos podem ser usados para minimizar os custos de capital da empresa e maximizar a riqueza de seus proprietários.
1.2 Conceitos Iniciais A alavancagem resulta do uso de ativos de recursos de custo fixo para aumentar os retornos aos proprietários da empresa. Geralmente, aumentos na alavancagem resultam em um crescimento no retorno e no risco, ao passo que diminuições na alavancagem resultam em uma diminuição no retorno e no risco. A Estrutura de Capital é a combinação da dívida de longo prazo e o capital próprio, mantidos pelas empresas. Em outras palavras, é o quociente: capital de terceiros e capital próprio. O montante da alavancagem na estrutura de capital da empresa pode alterar significativamente seu valor, ao afetar o retorno e o risco. Diferentemente de algumas causas de risco, a administração tem o controle quase completo sobre o risco introduzido através do uso da alavancagem. Os três tipos básicos de alavancagem podem ser melhor definidos com relação às demonstrações de resultados da empresa, na forma de demonstração geral de resultados. Esses tipos são:
Alavancagem Operacional: se preocupa com a relação entre as vendas da empresa e seus lucros, antes dos juros e do imposto de renda, ou LAJIR (LAJIR é um rótulo descritivo para lucro: o lucro operacional);
Alavancagem Financeira: se preocupa com o relacionamento entre a LAJIR da empresa e seus resultados por