Paper
Diene Cristiana Leal dos Reis
Professora Liliani Masselli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso Pedagogia – 3ª fase – Disciplina: Didática e Formação do Professor
03/07/2012
RESUMO
A Educação Infantil é a principal fase para o desenvolvimento da criança em todas as áreas, tanto emocional como cognitiva, por isso a importância de trabalharmos a literatura com as crianças, é nessa fase que eles irão adquirir gosto pela literatura, se nós educadores soubermos passar a importância da literatura .
Em tempos de total repúdio ao que se julga ultrapassado, ensinar literatura tornou-se uma árdua tarefa, tanto pelo desinteresse por parte dos alunos, quanto pelo descaso de professores que abominam ou simplesmente não dominam a disciplina.
Esse artigo tem por finalidade, demonstrar o quanto é importante trabalhar a literatura com as crianças em seus primeiros anos da infância, e de que forma ela pode contribuir para a formação de leitores eficientes.
Palavras-chave: Educação Infantil. Literatura. Cultura.
1 INTRODUÇÃO
A boa literatura facilita a inteligência da criança, e alem de tudo é uma fonte de divertimento e prazer. Através da literatura infantil, a criança terá um grande desenvolvimento emocional, sentimental e imaginário, levando em consideração que nessa fase a criança tem muitos sonhos, fantasias e imaginações.
A literatura infantil é vista, muitas vezes, como uma mera brincadeira, porém é o início da cultura de uma criança, e é de suma importância que o educador tenha como prática pedagógica nas séries iniciais. Está em nossas mãos a responsabilidade de formarmos cidadãos críticos e reflexivos.
A literatura além de ajudar na escrita, traz informações, dando a oportunidade às crianças terem melhor compreensão do mundo lá fora, aumentando a percepção das coisas, e a sensibilidade da criança.
2 A LITERATURA INFANTIL E A CRIANÇA
A Literatura Infantil desenvolve