Paper
Alison de Almeida França
Professora: Rocinele Vieira de Souza
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG 0032) – Prática do Módulo V
28/05/2012
RESUMO
Com a elevada carga tributária em nosso país e a falta de planejamento tributário, algumas empresas acabam por pagar um valor elevado de impostos, pois o planejamento tributário deixou de ser uma vantagem e passou a ser uma questão de sobrevivência para as empresas.
Este artigo tem por objetivo, explicar e estimular o acadêmico, futuro Administrador, a compreender o planejamento como uma ferramenta fundamental em sua gestão. E também fazer com que o Acadêmico, desenvolva de forma natural habilidades de análise e planejamento, para não ser surpreendido com situações ao qual não consiga resolver, em sua caminhada profissional.
Palavras-chave: Impostos, Carga tributária, Planejamento Tributário.
1 INTRODUÇÃO
Por anos o Brasil vem sofrendo com a alta carga tributária, visto que é uma das mais altas do mundo. O planejamento tributário vem se tornando uma boa ferramenta de redução destes gastos.
Planejamento tributário nada mais é que, um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos e surgiu como uma poderosa ferramenta, que o contribuinte encontrou para diminuir o exorbitante valor pago de tributos e assim poder aumentar mais o seu lucro e com um bom planejamento poder investir em melhorias nos demais setores da organização. Sabemos que os tributos (impostos, taxas e contribuições) representam importante parcela dos custos das empresas, senão a maior.
Os tributos surgiram a séculos atrás, inicialmente eram dados aos deuses como presentes, em gratificação aos pedidos alcançados. Com o passar dos anos, o tributo que outrora era voluntário, começa a ser obrigação. Atualmente o tributo é um direito do estado, pois assim ele pode