Paper
Vera Lucia de Sousa Sinestri.
Profª Ana Cecília Demétrio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED-0636) – Módulo I
26/10/2012.
RESUMO
Este paper irá apresentar algumas inovações tecnológicas que auxiliam o deficiente auditivo nos mais diversos meios, sejam eles de comunicação, alfabetização e também de interação com meio em que estão inseridos. A primeira e mais significativa foi o aparelho auditivo que possibilitou, em alguns casos, ao deficiente auditivo estabelecer um nível de audição e também de fala, mas essa definição se restringe a área da medicina. As demais tecnologias vêm facilitando à interação do surdo.
Palavras-chave: Tecnologias, Aparelho auditivo e mídias tecnológicas.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta algumas tecnologias que influenciam muito no processo de alfabetização e inclusão do deficiente auditivo, possibilitando assim um conhecimento especifico do que pode ser utilizado no ambiente escolar buscando um bom desempenho do deficiente auditivo no processo de ensino aprendizagem. Isso possibilita um conhecimento prévio do que nos será apresentado durante o processo de formação profissional e também como fazer uso dos mesmos dentro das metodologias que futuramente serão aplicadas por nós dentro deste contexto.
O aparelho auditivo foi criado com a intenção de amplificar os sons, facilitando assim a audição daqueles que não a possuem. A princípio era algo rústico e teve que passar pelas mais variadas modificações para atender a real necessidade dos deficientes auditivos. O mesmo foi criado a partir da invenção do telefone.
A partir daí, surgiram novas pesquisas a fim de facilitar a comunicação dos deficientes auditivos com os ouvintes. A língua brasileira de sinais serviu de base para o desenvolvimento de muitas tecnologias existentes hoje. A partir de sua implementação foi possível desenvolver meios de comunicação tanto