paper
Obs; o que esta em verde tenho que ler novamente, o que esta em amarelo já esta bom
Cláudio de Jesus Duarte Ferreira
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso/Pedagogia (PED333) – Metodologias do Ensino de Matemática
18/03/2013
RESUMO
Hoje em dia, as diversas instituições de ensino, sejam públicas ou privadas vêm procurando elaborar métodos diversificados para se ensinar Matemática. Estes métodos faz com que os alunos pensem, questionem e venham a se arriscar propondo soluções para os problemas. O uso de jogos e do lúdico no ensino de Matemática tem como objetivo o aprendizado das crianças nessa disciplina, onde despertara o interesse pelas atividades propostas no processo de aprendizagem. Utilizando essa pratica pedagógica, o professor valoriza o trabalho de exploração e a aplicação de conceitos matemáticos. E necessário que o professor questione o aluno para que o "jogar" se torne uma ferramenta de aprendizagem. Com isso chega-se a um a conclusão de que o uso de jogos para o ensino de matemática representa uma mudança de postura do professor em relação ao ensinamento de matemática. O papel do educador passa de comunicador do conhecimento para aquele que observa, organiza, consulta, medeia, intervém, controla, e incentiva o aprendizado e o processo de construção do saber de cada educando.
Palavra chave: Lúdico. Ensino. Matemática
1. INTRODUÇÃO
Dentro do processo escolar, não se há situações em que o aluno deva ser criativo, e esteja motivado a solucionar um problema através de situações criadas ou pelo próprio desafio do problema. Na matemática praticada na escola o aluno não vivencia situações de investigação, exploração e descobrimento.
Em momento algum é dado ao aluno à oportunidade ou gerado a necessidade de que seja criado algo, com situações que desafiam o aluno a pensar e criar soluções interessantes para os problemas matemáticos. O aluno passa a acreditar que o seu papel não e